Artigo: Como receber amostras do exterior

Publicado em 14 de janeiro de 2015.

Prof. Henrique Mascarenhas

GS EDUCACIONAL

http://www.gseducacional.com/

“Algumas empresas importadoras possuem conta nas empresas de transporte expresso (DHL, TNT, FEDEX, etc) para poder pagar o custo do frete no Brasil, então o alguns fornecedores perguntam se você tem uma conta também e se tiver, ele pede para informar a ele o número da sua conta, assim ele chama a empresa de transporte expresso, entrega as amostras para eles mas o frete você paga aqui no Brasil.
Se você não tiver conta aberta nestas empresas, então o mais comum é pagar ao fornecedor o custo das amostras e do frete. Você pode pagar como pessoa jurídica, usando o cartão de crédito da empresa ou fazendo uma transferência bancária ou pode pagar como pessoa físíca, como se fosse importar para uso pessoal.
Se você importar amostras pela sua empresa, será considerado um processo de importação normal, e se o produto estiver sujeito a licença de importação, você vai precisar de licença de importação para importar o produto, precisa de registro da empresa no RADAR porque as empresas de transporte expresso e os correios normalmente não fazem o despacho aduaneiro de mercadorias sujeitas a licença de importação e nestes casos vai precisar do despachante aduaneiro também.
Se a mercadoria não precisar de licença, até US$ 3.000 por importação, usando os correios ou empresas de transporte expresso, não precisa de Radar e nem de despachante, mas precisa seguir os procedimentos para importar pelos correios e pelas empresas de transporte expresso, respeitando os limites de peso, dimensões e os procedimentos administrativos de cada uma.
Se importar como PJ, o pagamento precisa de ser da sua empresa no Brasil para a empresa fornecedora no exterior. Não pode pagar pessoa física no exterior.
Você também pode pagar as amostras como se fosse para uso pessoal, assim evita algumas burocracias, mas o pagamento precisa ser feito como pessoa física (sua conta pessoal) e não pode importar em grande quantidade também. Lembrando que você está sujeito ao pagamento de impostos também. Então você paga da sua conta PF para a conta PJ do fornecedor no exterior ou usa seu cartão de crédito pessoal ou Paypal para pagar o fornecedor no exterior.
Amostras que chegam pela DHL, TNT, FEDEX, UPS chegam para você em torno de 7 dias (se a origem for a China). Se for receber amostras pelos correios, o prazo é muito grande, ficando em média 30 dias (para importações por pessoa jurídica) e sem prazo definido (podendo chegar a 5 meses) no caso de importação por pessoa física. Então acho melhor você comprar as amostras como pessoa física e pedir para enviar por DHL, TNT, FEDEX (frete mais caro), mas em poucos dias a mercadoria estará com você.
Sendo pelos correios (Importa Fácil) ou por empresas de transporte expresso, você vai pagar 60% de imposto de importação sobre o preço da mercadoria + frete e também mais ICMS (que varia de acordo com cada estado do Brasil).
Peça ao fornecedor para te enviar a fatura comercial com o valor correto da mercadoria + frete, pois a receita vai se basear na fatura para taxar a importação e guarde cópia do comprovante de pagamento para poder comprovar para a Receita Federal o real valor pago, caso eles contestem o valor declarado da mercadoria.
Lembrando que como pessoa física você não pode importar mercadorias em grande quantidade pois irá revelar prática comercial. O que você pode importar são duas até 3 unidades de um mesmo produto.”

3 comentários sobre “Artigo: Como receber amostras do exterior

  1. Bom dia, Ana.
    Eu tenho uma dúvida. Tem algum problema de eu comprar da China como pessoa física, um única unidade de um item, que é uma placa de circuito impresso no valor de $24 dólares, com custo total de $60 dólares? Esse item será uma amostra. Quem enviará será uma PJ da China.
    A mulher da empresa me disse que o item poderia ser facilmente apreendido pela receita, por isso não estou entendendo.

    Resposta dela:
    “Yes, even just a piece of control board. Cause the clearance in Brazil is very strict. The goods could be easily seized by the Customs.

    The return fee must be high. Do you have any friends who buy goods from China? They may help. to provide some information.

    waiting for your early reply. “

    Curtir

    • Bom dia !
      Comprando como pessoa física e pagando todos os impostos brasileiros não vejo qualquer problema. Pode ser enviada por PJ da China. Já aconteceu comigo. Eu comprei como pessoa física e foi tributada a mercadoria, paguei todos os impostos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s