Crise internacional e problemas internos são causas do desemprego no Brasil

Primeiro de maio é comemorado o dia do trabalho no Brasil. Esse ano com números alarmantes: taxa de desemprego em 10,9%. O aprofundamento do desemprego se deu nos países emergentes, segundo a Organização Internacional do Trabalho, mas no Brasil a situação é mais grave : estamos vivendo uma crise política e uma fiscal muito sérias.

Particularmente no Brasil, Tobin cita a diminuição da demanda externa, em especial da China, e a queda nos preços das commodities (produtos primários com cotação internacional) como fatores que contribuíram para o aumento da taxa de desemprego. No entanto, diz ele, esse cenário acabou revelando fraquezas estruturais do país, como a baixa produtividade. Segundo o pesquisador, o Brasil teve “excessiva confiança” na exportação de commodities durante os anos de prosperidade.

O governo precisa cortar gastos para o emprego voltar no Brasil. O país sofre com a forte desindrustrialização. O Brasil depositou muita confiança na exportação das commodities. Com a crise internacional e a diminuição das importações percebemos a falta de investimento em várias áreas.

O que fazer?

Para ler a notícia completa acesse o link

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s