Brasil e Suíça afirmam interesse em avançar na negociação do acordo Mercosul-EFTA

Há tanto interesse em assinar inúmeros acordos bilaterais e alguns de livre comércio, mas vão sair do campo das ideias quando?

Brasília (4 de agosto)– O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, reuniu-se hoje, em Brasília, com o presidente da Confederação Suíça, Johann Schneider-Ammann, e com o embaixador da Suíça no Brasil, André Regli, para discutir temas da agenda bilateral.

Durante a reunião, Marcos Pereira e os representantes suíços afirmaram que têm interesse em um aprofundamento das relações entre o Mercosul e a European Free Trade Association (EFTA), área de livre comércio formada pela Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. “O MDIC está firmemente engajado no avanço da negociação do acordo Mercosul-EFTA” disse Marcos Pereira. O Diálogo Exploratório para negociação de acordo de livre comércio entre os blocos foi lançado em 2015 e está em etapa final de conclusão.

Outro tema da agenda foi a relação dos dois países com a Organização Mundial do Comércio (OMC). O ministro e os representantes suíços manifestaram apoio ao sistema multilateral de comércio e concordaram que é importante colocar em prática os resultados das Conferências Ministeriais de Bali (2013) e de Nairóbi (2015). Em Bali, foi assinado o Acordo de Facilitação de Comércio da OMC, com objetivo simplificar e agilizar os trâmites aduaneiros (importação e exportação), para incentivar o comércio mundial… (MDIC)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s