Parlamento escocês aprova referendo sobre independência do país do Reino Unido

E a luta continua por lá

O Parlamento escocês votou hoje (28) a favor de realizar um segundo referendo para promover a independência do país do Reino Unido, diante da perspectiva de que a região fique fora da União Europeia (UE), apesar de a maioria dos escoceses ter votado contra o “Brexit”. As informações são da agência de notícias alemã DPA.

Por 69 a 59 votos, os deputados deram à primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, o mandato para solicitar a Londres a celebração da consulta popular. A votação estava prevista inicialmente para a semana passada, mas foi adiada devido ao atentado ocorrido em Londres.

“Brexit duro”

Um das razões para a Escócia convocar um novo referendo sobre a independência está relacionada com o “Brexit duro” que Londres planeja. A Escócia esperava poder permanecer ao menos dentro do mercado comum europeu, mas a primeira-ministra britânica Theresa May já anunciou que retirará todo o país desta união econômica e política. Em troca, prometeu a concessão de mais competências para a Escócia. Brexit, como ficou conhecido o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, é a abreviação das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída)…. (EBC)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s