Trump ameaça China com mais tarifas e inflama duelo comercial

Essa guerra comercial vai espirrar em outros países com certeza 

Mais lenha na fogueira. Donald Trump divulgou na noite desta segunda-feira um comunicado em que ameaça impor uma nova rodada tarifária à China, desta vez com uma alíquota de 10% sobre produtos importados num valor de 200 bilhões de dólares (750 bilhões de reais) por ano, intensificando a escalada entre as duas maiores potências econômicas. Os EUA aprovaram na sexta-feira a taxação de 25% sobre cerca de mil produtos chineses cujas importações somam 50 bilhões de dólares. O Governo chinês respondeu na mesma moeda. Agora, Washington volta a golpear. Se o olho por olho não parar, a guerra sacudirá a economia global.

A medida posta sobre a mesa por Trump nesta segunda tem um caráter puramente político, um revide na negociação, e isso fica claro pela forma como o próprio presidente dos EUA comunica-a. Pedi ao representante dos EUA para o Comércio que identifique produtos chineses num valor de 200 bilhões de dólares para [sofrerem] tarifas adicionais de 10%. Não sabe ainda quais artigos merecem essa nova taxa, nem menciona por que a alíquota foi fixada em 10%, e não 8% ou 15%, por exemplo, levando-se em conta que ainda não está decidido quais produtos serão afetados.

Mas a cifra é volumosa e deixa muito claro, isso sim, a que se deve: às represálias promovidas pelo Governo de XI Jinping. Na sexta-feira, depois da adoção das tarifas por parte de Washington, Pequim aprovou alíquotas de 25% para 659 tipos de produtos agrícolas norte-americanos – soja, milho, arroz, carne bovina e suína, entre muitos outros – nesse mesmo valor, 50 bilhões de dólares. A decisão atinge em cheio muitos bastiões eleitorais de Trump em áreas rurais…

El PAÍS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s