EUA ativam as tarifas alfandegárias sobre a China e a batalha comercial começa

Notícia pulicada em 06/07/2018.

Estamos assistindo boquiabertos essa guerra comercial e, é claro, que não vai ter bons resultados. Dois gigantes em guerra que podem colocar em risco o comércio global. Podem aumentar os preços dos suprimentos pelo mundo afora.

 

Se a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China tem uma hora H, essa foi a meia-noite (1h de Brasília) desta sexta-feira, dia 6, em Washington. Uma série de impostos alfandegários sobre produtos chineses no valor de 34 bilhões de dólares (133 bilhões de reais) anuais entrou em vigor um minuto depois das 24h, transformando-se no primeiro bombardeio duro de uma disputa declarada há meses. A resposta chinesa foi imediata e na mesma intensidade.

As negociações mantidas entre as duas potências nos últimos meses fracassaram. As promessas de abertura do regime chinês não convenceram Washington, onde não é só a Administração do republicano Donald Trump que acusa Pequim de concorrência desleal como também os democratas, mesmo discordando da estratégia feita pelo magnata nova-iorquino para reduzir o déficit comercial com o gigante asiático e, mais, do fato de que coloca os países aliados no mesmo saco.

A partir desta sexta-feira, os EUA aplicam novas taxas alfandegárias de 25% sobre uma lista de 818 produtos vindos da China (pertencentes à indústria aeroespacial, tecnologia da informação e comunicação, robótica, maquinário e automobilística, entre outros) no valor dos citados 34 bilhões de dólares em importações anuais, aproximadamente…

EL PAÍS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s