EFTA – The European Free Trade Association

Para ter acesso ao site da EFTA acesse aqui

Home

A Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) é a organização intergovernamental da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Foi criada em 1960 pelos seus então sete Estados-Membros para a promoção do comércio livre e da integração econômica entre os seus membros.

As principais tarefas da Associação são três:

  • Manter e desenvolver a Convenção EFTA, que regula as relações econômicas entre os quatro Estados da EFTA;
  • Gestão do Acordo sobre o Espaço Econômico Europeu (Acordo EEE), que reúne os Estados-Membros da União Europeia e três dos países da EFTA – Islândia, Liechtenstein e Noruega – num mercado único, também designado por “mercado interno” .

Desenvolver a rede mundial de acordos de livre comércio da EFTA.
 
Missão

A Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) é uma organização intergovernamental criada para promover o livre comércio e a integração econômica em benefício de seus quatro Estados-membros – Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça – e os benefícios de seus parceiros comerciais em todo o mundo. .
 
Estados-Membros

Os quatro Estados da EFTA são todas economias competitivas e abertas, comprometidas com a liberalização progressiva do comércio na arena multinacional, bem como nos acordos de livre comércio.
 
História

A EFTA foi fundada pela Convenção de Estocolmo em 1960. As relações com a CEE, mais tarde a Comunidade Europeia (CE) e a União Europeia (UE), estiveram no centro das atividades da EFTA desde o início. Desde o início dos anos 90, a EFTA tem procurado activamente relações comerciais com países terceiros dentro e fora da Europa. Leia mais sobre a EFTA ao longo dos anos.

Perguntas frequentes: EFTA, EEA, EFTA e Brexit
 
Figuras chave

Os quatro Estados da EFTA são economias abertas e desenvolvidas, com números de comércio substancialmente mais altos do que se poderia esperar de um total de menos de 14 milhões de pessoas. A EFTA é o nono maior comerciante do mundo em comércio de mercadorias e o quinto maior em comércio de serviços. A EFTA é o terceiro parceiro comercial mais importante em bens para a UE e o segundo mais importante quando se trata de serviços.
 
Orçamento anual

O orçamento da EFTA é preparado em duas moedas: francos suíços (CHF) e euros (EUR). O orçamento total para 2016 foi equivalente a 21 677 000 francos suíços e o Secretariado da EFTA conta com menos de 90 empregados. Três dos quatro Estados da EFTA contribuem para a coesão na União Europeia através de um acordo separado, o EEA e o Norway Grants. O orçamento da AECL é preparado de acordo com o princípio da orçamentação-quadro utilizado pelas administrações públicas dos Estados-Membros. Esta abordagem visa aumentar a conscientização sobre os gastos orçamentários em todos os níveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s