Exportações acumuladas até a quarta semana de novembro contabilizaram US$ 13,5 bilhões

Que bom que o erro foi detectado a tempo e corrigido. As análises dos números da balança comercial do Brasil são muito importante para fins de estudo, de trabalho.

Para ler a notícia completa acesse ECONOMIA

“Em nota divulgada no dia 28 de novembro, a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia informou que foram detectadas inconsistências relacionadas à transmissão de dados no sistema mantido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) para compilação das estatísticas de comércio exterior. Por esse motivo, as exportações acumuladas até a quarta semana do mês de novembro contabilizaram US$ 13,5 bilhões, e não U$ 9,7 bilhões conforme divulgado anteriormente.

Ao ser realizado monitoramento do número de declarações únicas de exportação (DU-E) que estavam sendo recebidas e contabilizadas para a balança comercial em novembro, os técnicos da Subsecretaria de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior (SITEC) da SECEX observaram que a quantidade de declarações era muito inferior à média histórica e às projeções para o mês. Então, a SITEC/SECEX solicitou ao SERPRO, empresa pública contratualmente responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos sistemas de comércio exterior, a imediata auditoria no sistema por meio do qual o SERPRO extrai e envia os dados à SECEX. De posse das informações auditadas, foi confirmada a subcontabilização dos registros de declaração enviados à SITEC/SECEX, por conta de erro na transmissão de dados do SERPRO.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.