Por que devo registrar o nome do meu negócio?

Com a ascenção do empreendedorismo esta pergunta, certamente, mais chega na cabeça dos empreendedores. Por que devo registrar o nome do meu negócio?

Afinal, o nome do seu negócio é muito importante e também é responsável pelo sucesso dele, sabia? Mas por que?

Você tem na sua memória de infância várias marcas de produtos e empresas. Eu tenho na minha memória doces lembranças da Coca Cola, Kibon, Garoto, Lacta, Nestlé e outras marcas regionais de Minas Gerais tais como Itambé, Pão de Queijo Forno de Minas e Café 3 Corações (eram regionais, mas hoje são nacionais). Hoje em dia, como levanto a bandeira da sustentabilidade posso citar vários outros nomes.

Percebeu a importância?

Algumas dessas empresas acredito que você, assim como eu, também conheça! Seus produtos foram consumidos por você ou, até hoje, você os consome nos dias atuais.

O nome dos produtos ou da empresa seduz e conquista seu cliente, o comprador do seu produto ou serviço!

Seduz tanto que inúmeros não saem das nossas cabeças no nosso dia a dia, mesmo que deixamos de consumí-los.

Como então fazer isso com o nome do meu negócio?

O nome do seu negócio é conhecido juridicamente por marca comercial.

Marca Comercial então é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.

Essa distinção é que faz com que o produto ou serviço se diferencie um do outro pelo seu cliente. Não é maravilhoso?

Não é maravilhoso você ter uma loja, um produto, um escritório que seja referência para um consumidor e que ninguém mais possa usar o mesmo nome?

Como assim?

Como escolher a minha marca comercial?

Aqui vai uma dica!

Antes de escolher o nome do seu negócio, por favor, faça uma busca no google, no bling, no baidu, onde mais você quiser. Depois vá nas redes sociais que usa e faça nova busca. Faça também no site do INPI no campo buscas. No INPI também porque, acredite! Muitas empresas, negócios e produtos são registrados mas ainda totalmente fora da realidade das redes sociais.

Por que devo fazer isso?

Da proteção legal da marca comercial

O registro da marca comercial no INPI garante o uso da marca em todo território brasileiro. Garante que ninguém mais use o nome da sua marca em outro negócio que não ao seu. Mas, por favor, esteja atento ao registro do INPI!

Explico abaixo:

O registro da marca comercial

Você deve sempre registrar sua marca comercial. Porém, fique atento às suas áreas de atuação! No INPI você registra por setores de atuação do seu negócio.

Por exemplo: fabricante de alimentos que tem um e-commerce (uma loja online). Esse fabricante deve registrar como produtor do alimento e como loja, isso se não quiser ver outra pessoa no Brasil fazer o registro da mesma marca em outro setor que você também atua!

No INPI consta uma tabela de retribuições com descontos para pessoas físicas, MEI e outras categorias.

Você antes de tudo deve fazer seu cadastro no sistema do INPI, logo em seguida imprimir a GRU (guia de recolhimento da União) e logo em seguida deve peticionar.

Atenção, isso não é trabalho para quem não sabe fazer! Consulte o profissional da sua confiança para te indicar quem pode fazer para você.

Diferenças entre marca comercial e domínio

Muitas pessoas fazem a maior confusão em relação ao registro do INPI e ao registro.br

ELES NÃO TÊM NADA A VER!

O INPI é o órgão responsável por registrar a sua marca comercial.

O registro.br é o responsável pelos domínios (tudo que você precisa saber sobre domínios) na internet. Só ele no Brasil? Não, temos outras empresas.

Quero dizer então que você ao escolher sua marca comercial, depois de concedido o registro no INPI deve correr e registrar o domínio .com.br da sua marca, antes que outra pessoa o faça.

Pode acontecer também de você registrar uma marca no INPI e depois descobrir que alguém tem o domínio da sua marca comercial!

E agora?

Tenta entrar em contato para ver se vende para você ou aguarde o prazo para ver o que a pessoa vai fazer com o domínio.com.br sem ter o negócio montado.

Aconteceu comigo! Aguardei, esperei 1 ano e o domínio ficou livre!

Entenderam então a importância de ter o nome do seu negócio registrado?

Porque você merece ter fama, ser reconhecido pelo seu trabalho no Brasil todo! Porque você merece virar referência no seu ramo de atuação.

Gostou do conteúdo?

Quer receber mais conteúdos sobre esse tema?

Assine nossa Newsletter!

3 comentários em “Por que devo registrar o nome do meu negócio?”

  1. Pingback: O que registrar como patente e modelo de utilidade

  2. Pingback: A transferência da marca comercial

  3. Pingback: O contrato de franquia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *