Vai morar no exterior? Cuidado para não pagar impostos duas vezes

Bom dia Brasil !

Essa reportagem é um importante lembrete para aqueles brasileiros que mudam para outros países e deixam de ser residentes para fins fiscais no Brasil. Vale a pena conferir !

“Mais de oito mil brasileiros, sendo 259 paranaenses, saíram do Brasil no último ano e deixaram de ser residentes para fins fiscais no país. A mudança de pátria, no entanto, exige alguns cuidados tributários. O contribuinte precisa avisar a Receita Federal da mudança através de uma declaração de saída definitiva do país e do ajuste anual de imposto de renda na condição de não residente. Caso contrário, os rendimentos recebidos tanto no Brasil como no exterior, durante os doze primeiros meses após a saída, poderão ser tributados por ambos os países.

O contribuinte que está planejando se mudar em definitivo tem até o último dia útil de fevereiro do ano seguinte à saída para comunicar a Receita Federal da decisão. O informe é importante, pois é através dele que a Receita verifica quais bens o contribuinte possui dentro e fora do país.

Com isso, caso mais tarde ele volte a residir permanentemente no Brasil, não terá problemas com o Fisco para justificar o ganho patrimonial. “A rigor, todos os rendimentos do brasileiro dentro ou fora do país são, em tese, tributáveis no Brasil. Se o contribuinte sai do país e não informa que perdeu a condição de residente para fins tributáveis, a Receita pode tributar os rendimentos auferidos fora e o país onde mora também poderá tributá-lo”, explica a advogada especialista em direito tributário Michelle Pinterich……”

Reportagem completa em:

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/impostoderenda/conteudo.phtml?tl=1&id=1354584&tit=Vai-morar-no-exterior-Cuidado-para-nao-pagar–impostos-duas-vezes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *